O IMES Catanduva obteve o 15º lugar no ranking nas melhores instituições públicas do Estado de São Paulo. A pesquisa foi divulgada pelo Guia do Estudante, da Editora Abril, que avaliou mais de 13 mil cursos de graduação em todo o País, durante o ano de 2016.
A Universidade de São Paulo (USP) ocupa o primeiro lugar na classificação, seguida pela Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
De acordo com a diretora do IMES, professora Maria Lúcia Miranda Chiliga, a avaliação corrobora o esforço e comprometimento de todos os integrantes do IMES: direção, coordenadores, docentes, alunos e técnicos administrativos. “Essa avaliação é a prova de que, apesar das dificuldades, estamos com o olhar voltado para a qualidade da educação”, disse.
O Guia do Estudante é uma ferramenta de avaliação de cursos cujos trabalhos, feitos há 26 anos, servem como parâmetro para pesquisa entre futuros universitários. “Estamos orgulhosos pela colocação alcançada e firmamos o compromisso de, cada vez mais, galgarmos colocações de destaque”, afirmou a diretora.
O que é a avaliação
É uma pesquisa de opinião feita com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).
Realizada anualmente, a avaliação conta com cinco etapas, que acontecem num período de nove meses. Os critérios englobam a atualização dos dados da instituição, definição dos cursos que serão avaliados, preenchimento do formulário, pesquisa de opinião com pareceristas e atribuição de conceitos.
Na atribuição dos conceitos, são analisados três aspectos: projeto didático-pedagógico, corpo docente e infraestrutura.
Em sua 26ª edição, a Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante foi reformulada com o objetivo de tornar o processo mais rigoroso, objetivo e transparente. Tudo isso para continuar sendo um instrumento relevante para os estudantes que buscam um curso de qualidade.
Fonte: Assessoria/Prefeitura